Trilho dos Carvalhos

Trilho dos Carvalhos - PR3 PDF
Written by Ricardo Ferreira   
Thursday, 05 April 2012 16:11

É um percurso circular de pequena rota com elevado interesse paisagístico, cultural e ambiental. Apresenta uma extensão de 7,5 km, com início no largo da capela de Nª. Senhora do Refúgio, no lugar do Fojo, a 1040m de altitude.

Em direção à povoação de Codeçal, podemos visualizar manchas de carvalhos bem conservados da espécie Quercus pyrenaica. Entre em Gosende, aldeia rural e siga as marcações. Atravesse a povoação e caminhe em direção a Cotelo, outra povoação onde a prática da pastorícia é um modo de vida. Dos bovinos, a raça Arouquesa é a mais abundante. Antes da ponte, encontra uma área de turfeira a perder de vista no vale do Rio Balsemão.

Atravesse este vale até Campo Benfeito, uma aldeia pertencente ao grupo das “Aldeias de Portugal”. No inverno este trajeto encontra-se alagado, pelo que se recomenda um calçado especial. Em Campo Benfeito poderá visitar as Capuchinhas de Montemuro, no espaço da antiga escola Primária e o Teatro Regional da Serra do Montemuro.

De regresso à estrada continue o percurso até ao ponto de encontro, o largo da capela de Nª Sr.ª do Refúgio, no lugar do Fojo.

O percurso pode ser feito em ambos os sentidos.

 

(Clique na imagem para ampliar)

 

Newsletter

RocketTheme Joomla Templates