Aldeia de Gosende PDF Print E-mail
Wednesday, 29 September 2010 15:51

A aldeia de Gosende é a sede da freguesia de Gosende, do concelho de Castro Daire , distrito de Viseu. Pertence a diocese de Lamego, e o seu Orago é S. Pedro. A aldeia fica a 17 km da sede de concelho e está situada na margem direita da ribeira de Balsemão . As actividades principais da aldeia é a agricultura de subsistência, a terra produz batata, centeio, milho, produtos hortícolas e alguns frutos como o kiwi, morango, dióspiros, ameixas.

É uma terra serrana bastante fria, e o seus produtos de excelência é a carne produzida no Montemuro, como caprino, ovino e vacas de raça arouquesa, derivado ás suas excelentes zonas de pasto. A comprovar a riqueza dos pastos do Montemuro, a Serra ofereceu pastos aos rebanhos da rota da transumância da Serra da Estrela que a demandavam em pleno Verão, num período compreendido entre os dias de S. João e S. Bartolomeu.

Nasce na Freguesia um afluente do Barosa, o Balsemão, que a divide sensivelmente ao meio.

A origem da Povoação de Gosende está na vila rural ou “Quintana” de Gondesindus, coeva do período germânico (visigóticos); o próprio nome, Gosendi antigamente, é evolução do genitivo Gondesindi, de Gosendo, nome mui vulgar na Idade-Média, bem como o seu patronímico, Gosendes.

Após a conquista de S. Martinho de Mouros pelo rei Fernando I, o «Magno» (1057), esta zona ficou incluída no julgado e paróquia de S. Martinho; mantendo-se, todavia, no estado de despovoamento em que a haviam deixado as guerras arábico-cristãs.

No segundo quartel do século XII, D Afonso I doou a Egas Monis, seu aio e «tenente» de Lamego, aquelas sete «vilas» rurais,( Gosendi, Gosendinho, Dornas, Ribavelida, Peixeninho, Campo Benfeito e Roção) como honras, para povoamento; do que Egas Monis se desempenhou, residindo na beetria de Breteandi (Britiande). No segundo quartel do séc. XII, D. Afonso I doou a Egas Monis, seu aio e «tenente» de Lamego, aquelas sete «vilas» rurais, como honras, para povoamento; do que Egas Monis se desempenhou, residindo na beetria de Breteandi (Britiande).

Extinta a honra de Britiande em 1395, Gosende formou um concelho por si. Alguns anos mais tarde os concelhos de Gosende e de Campo Benfeito formaram um só denominado “concelho. de Gosende e Campo Benfeito”.   A freguesia compreende os lugares. de Campo Benfeito, Codeçal, Cotelo, Gosendinho, Peixeninho e Rossão.

Last Updated on Sunday, 17 October 2010 20:57