Feira anual da Senhora do Fôjo 2014 PDF Print E-mail
Written by Ricardo Ferreira
Tuesday, 02 September 2014 15:50

A Freguesia de Gosende convida uma vez mais a visitar a Feira Anual da Senhora do Fôjo que decorre nos dias 6 e 7 de setembro, no recinto da feira.

A novena em honra à Senhora do Fôjo, os Cantares ao desafio bem como a feira de gado bovino e as chegas de bois são os pontos altos do evento que marcam as gentes da Serra da Freguesia de Gosende, concelho de Castro Daire.

A novena inicia-se no dia 30 de Agosto e a missa de encerramento da novena é dia 6 setembro. O ponto alto da festa é procissão e missa no dia 7 de Setembro pelas 11 horas, que marca o fim da novena.

Na noite do dia 6 de setembro, o grupo musical Trovão sobe ao palco. Na tarde de domingo, dia 7 de Setembro, a grande novidade vai ser para os mais corajosos aventurarem-se a desafiar os touros presentes na Garraiada, e logo de seguida, uma dúzia de animais vão dar tudo por tudo para agradar o público presente, uma luta de bois da raça Arouquesa que é já uma das imagens de marca da freguesia.

Organizada pela Freguesia de Gosende e com o apoio do município de Castro Daire, a feira tem tudo para ser um sucesso, nas tasquinhas do evento pode saborear a gastronomia local: o fumeiro de Castro Daire, as postas de vitela arouquesa, os mais variados grelhados, os petiscos que caracterizam as barraquinhas ambulantes das feiras, a doçaria regional marcará uma presença mais doce.

O Presidente da Freguesia de Gosende, Paulo Castro, afirma que a “pretensão do executivo é melhorar cada vez mais o espaço da feira para que se torne num local de excelência. É uma tradição que representa a cultura de um povo, a vontade de mantermos sempre vivo o que chegou até nós, o que nos motiva a continuar e a melhorar em cada ano que passa. Na nossa freguesia temos apostado na limpeza e arranjos exteriores de modo a quem nos visite possa usufruir de toda a zona envolvente.”

A feira nos últimos tempos tem merecido uma atenção especial por parte do Executivo, cientes do impacto económico, religioso e recreativo que representa para a população do Montemuro. A freguesia tem apostado, ano após ano, no melhoramento do espaço da feira, revitalizando-a para as gentes do Montemuro.

Last Updated on Tuesday, 02 September 2014 15:57